Central de atendimento: (45) 99972-2106
19/01/2018

Caixa faz assembleia nesta sexta para aprovar novo estatuto; saiba como será

A assembleia geral extraordinária da Caixa Econômica Federal que vai aprovar o novo estatuto do banco acontecerá nesta sexta-feira (19), às 11h. (João Borges)  

Como a Caixa tem um único controlador, a União, a assembleia terá a participação de somente três pessoas: 

 - O presidente da assembleia (que pode ser o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, ou algum diretor indicado por ele);
  - Um procurador da Fazenda Nacional (representando a União);
  - E um secretário.  

Assim que o estatuto for aprovado, será registrado na junta comercial do Distrito Federal. Após o registro, o documento se tornará público. O presidente da assembleia, porém, pode autorizar a divulgação antes mesmo do registro. 

Com base no novo estatuto, o Conselho de Administração da Caixa, atualmente presidido pela secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, se reunirá na próxima terça (23). 

O Conselho passará a ter a prerrogativa de mudar a direção da Caixa, trocando ou mantendo os atuais vice-presidentes e diretores, de acordo com os critérios definidos na lei das estatais aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Michel Temer. 

O presidente da República poderá, somente, nomear o presidente da Caixa, não mais os vice-presidentes. 

Afastamento de vice-presidentes 
A assembleia acontece na mesma semana em que quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa foram afastados por determinação do presidente Michel Temer. 

O afastamento foi decidido após recomendações do Ministério Público Federal do Distrito Federal e do Banco Central. 

Todos os vice-presidentes afastados foram indicados por partidos políticos e são investigados pelo MPF e pela Polícia Federal por suspeitas de irregularidades. (Fonte: G1)